terça-feira, 25 de dezembro de 2012

“A gloria do Senhor os envolveu em luz” (Lc 2,9)


O Natal é tempo de benevolência, perdão, generosidade e alegria. Uma oportunidade ímpar para contemplarmos o Menino Jesus, Sua Mãe e São José e nos deixarmos envolver no silêncio orante e na luz radiosa daquela belíssima cena. O nascimento do Senhor foi como uma coluna de fogo acesa na noite para iluminar os povos, como uma bússola para guiá-los no caminho da salvação. No entorno da gruta, tudo parecia escuro enquanto, no interior, resplandecia a verdadeira Luz que ilumina e salva todo homem.

Natal é também tempo de agradecer as manifestações de afeto e solidariedade. Uma ocasião propícia para demostrar gratidão pelo apoio e pela presença dos bispos, padres, religiosas, dos leigos e das leigas que, carinhosamente, intitulamos Amigos do nosso Seminário. Somos gratos por acreditarem em nós, nos nossos seminaristas, na nossa equipe de formação, e, durante este ano, demostraram essa confiança caminhando conosco e nos auxiliando através de suas orações, da presença fraterna em nossas atividades e celebrações, nas doações de alimentos e nos materiais diversos, e, principalmente, no suporte financeiro, pois mesmo sabendo das dificuldades com que passa a maioria do nosso povo não nos faltou uma ajuda financeira para que pudéssemos manter uma formação digna e de qualidade para nossos seminaristas.

Que as realizações empreendidas neste ano sejam sementes plantadas, as quais serão colhidas com maior sucesso no futuro. Com consciência, mas confiante no Senhor, sabemos que 2013 apresentará desafios ainda maiores; dentre eles a reforma do nosso seminário e a construção do propedêutico, por isso queremos continuar contando  com uma amizade e ajuda, pois onde quer que haja um coração generoso que acolhe o amor de Deus, ai resplandece a luz de Cristo, mesmo nas situações mais difíceis.

Que o espírito natalino envolva vossos corações e que Deus da vida e da esperança renove vossas forças e vos conceda um Feliz Natal e um ano novo repleto de paz, saúde e realizações. São os nossos anseios cordiais, unidos às nossas orações e nossas bênçãos.








          Fraternamente,
Pe. Adenilson Antonio Schmidt e Pe. Márcio Ferreira de Souza
Reitores do Seminário Nossa Senhora da Penha.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A ABERTURA DO ANO DA FÉ NA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA

Hoje, dia 11 de outubro, Missa de abertura do Ano na Arquidiocese de Vitória, na Catedral Metropolitana, às 19h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, dom Luiz Mancilha Vilela. A Igreja celebra a abertura do "Ano da Fé", convocado pelo Papa Bento XVI com a Carta Apostólica Porta Fidei. Escreve o Papa:“desejamos que este Ano suscite, em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança. Será uma ocasião propícia também para intensificar a celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia".


O Ano da Fé que iniciamos é celebrado em toda a Igreja, em comemoração aos 50 anos da convocação do Concílio Vaticano II edos 20 anos de promulgação do Catecismo da Igreja Católica, e será vivenciado até o dia 24de novembro de 2013, na Solenidade de Cristo Rei. Esta convocação tem a missão de suscitar nas dioceses, Paróquias e Comunidades diversas iniciativas de aprofundamento da fé e do testemunho do Discípulo Missionário do Cristo ressuscitado.

Por ocasião da abertura do ano da Fé no Vaticano, na manhã desta quinta-feira, na qual tivemos uma procissão composta por 400 bispos para lembrar a abertura do Concílio Vaticano II,o Papa Bento XVI disse que: “o Ano da fé que estamos inaugurando hoje está ligado coerentemente com todo o caminho da Igreja ao longo dos últimos 50 anos: desde o Concílio, passando pelo Magistério do Servo de Deus Paulo VI, que proclamou um "Ano da Fé", em 1967, até chegar ao o Grande Jubileu do ano 2000, com o qual o Bem-Aventurado João Paulo II propôs novamente a toda a humanidade Jesus Cristo como único Salvador, ontem, hoje e sempre”, e terminou sua homília expressando sua fé e esperança na Igreja.

Festas de São Francisco

No dia 4 de outubro a Igreja fez memória de São Francisco de Assis. Nascido na cidade de Assis, na Itália, entre 1181 e 1182. Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco extraiu todos os proveitos de sua condição social convivendo entre os amigos boêmios. Tentou, como o pai, seguir a profissão de comerciante, mas a tentativa foi em vão. Sonhou então, com as honras militares. Aos vinte anos alistou-se no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonho revelador: Foi convidado a trabalhar para "o Patrão e não para o servo".Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente". Por decorrência dessa festa o Seminário Nossa Senhora da Penha esteve presente nos festejos de duas paróquias que tem por padroeiro esse grande Santo, Francisco de Assis.

Reitor e Seminaristas em Laranjeiras.

No dia 26 de Setembro visitamos a paróquia de Itapuã – Vila Velha, onde fomos acolhidos pela comunidade e pelo Pároco Padre Hiller. A Missa foi presidida pelo Padre Adenilson Antônio (Reitor do seminário), e contou com a participação dos seminaristas, que animaram a celebração e atuaram em toda a liturgia.Ao final da Missa, a comunidade paroquial unida a seu pároco ofereceram um jantar para os seminaristas.


Na semana seguinte, celebramos o dia de São Francisco na paróquia de Laranjeiras – Serra. A comunidade nos recebeu com muita alegria. A Missa também foi presidida pelo Padre Adenilson Antônio, e animada pelos seminaristas que também atuaram em toda a liturgia. No final da Missa a comunidade ofereceu um lanche para os seminaristas.

Missão dos Seminaristas

Nos dias 05 e 06 de outubro nós, seminaristas, participamos da Novena em preparação à Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Paróquia de Cobilândia em Vila Velha.  No primeiro dia, foi celebrada a Missa de Envio. Esta foi presidida pelo padre Velerciano Abreu, e concelebrada pelo padre Werbson Beltrame (Administrador Paroquial). Após a Missa, seguimos para as casas que nos acolheram.
No dia 06 visitamos várias famílias das respectivas comunidades da paróquia. E, ao final do dia, nos reunimos novamente na Matriz para a Missa de Encerramento, a qual foi presidida pelo vice-reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, padre Márcio Ferreira.
Agradecemos ao Pe. Werbson por este convite, e também as todas as famílias que, de alguma forma, nos receberam e se alegraram conosco neste importante momento da vida eclesial da referida paróquia!

Seminaristas recebem Ministérios de Leitorado e Acolitado

 No dia 27 de Setembro desse ano, três seminaristas da Arquidiocese de Vitória foram instituídos aos Ministérios de Leitorado e Acolitado, durante a Celebração Eucarística, realizada no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória.
A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Luiz Mancilha Vilela, e concelebrada pelos padres Adenilson Antônio Schimdt (reitor do Seminário), Márcio Ferreira Souza (vice-reitor), e o padre José Geraldo da paróquia Santa Ana, em Cariacica.
Foram instituídos como Leitores os seminaristas Jacqueson da Silva Pimentel e Pedro Henrique Nascimento, ambos estudantes do segundo ano de Teologia. Já o seminarista Gudialace Silva Oliveira, estudante do quarto ano de Teologia, recebeu o Ministério de Acólito.
Em sua homilia, o Arcebispo ressaltou a importância da cerimônia religiosa para os três seminaristas. “A Igreja precisa de padres santos para santificar o povo de Deus. É o próprio Cristo que nesta noite convida cada um de vocês a se aproximarem do seu altar e proclamar a sua Palavra", disse.
Jacqueson, Gudialace e Pedro Henrique.

Leitorado e Acolitado
O Leitor é instituído para proferir as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. Pode igualmente propor as intenções para a oração universal e, faltando o salmista, proferir o salmo entre as leituras.
O acólito é instituído para o serviço do altar, e auxiliar o sacerdote e o diácono. Compete-lhe principalmente preparar o altar e os vasos sagrados, e, se necessário, distribuir aos fiéis a Eucaristia, da qual é ministro extraordinário.

sábado, 8 de setembro de 2012

18º Grito dos excluídos,



O Seminário Nossa Senhora da Penha participou do 18º Grito dos excluídos, o “Grito” é uma manifestação pública, e foi Realizado durante toda a manhã desta sexta-feira (07),  esta “edição do Grito dos Excluídos reuniu ao todo, 42 movimentos e pastorais sociais com atuação no Espírito Santo. Idosos, jovens e crianças caminhavam pelas ruas de Vitória pedindo oportunidade, igualdade e atenção dos governantes”’*.
“Após três horas de manifestação, a caminhada pelos bairros de Vitória terminou em frente ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo. O intuito é questionar se o Estado está atento as necessidades dos cidadãos”*


* fonte: http://www.aves.org.br/noticias,1,4446,uniao_por_igualdade_social.html

quinta-feira, 6 de setembro de 2012









50 ANOS DO CONCÍLIO VATICANO II NO CONTEXTO DO ANO DA FÉ

O Concílio Vaticano II, convocado pelo Papa João XXIII no dia 25 de dezembro de 1961, foi celebrado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, de 11 de outubro de 1962 a 8 de dezembro de 1965, em quatro sessões. Entre a 1ª. e a 2ª. Sessão, no dia 3 de junho de 1963, faleceu o Papa João XXII, sendo eleito, no dia 21 de junho de 1963, o Papa Paulo VI que deu continuidade e o levou a bom termo. Foi o 21°. Concílio Ecumênico da Igreja Católica.  

Convocado pelo Papa, o Concílio é uma Assembleia Solene dos Bispos Católicos Apostólicos Romanos do mundo inteiro, que trata de assuntos referentes à fé, à moral e a questões gerais da vida da eclesial. O modelo e a inspiração fundamental dos Concílios é a reunião dos Apóstolos em Jerusalém, conforme relata At 15,1-28.

A realização da Semana Teológica contextualizará os desafios do mundo contemporâneo que requer uma autentica evangelização e testemunho de uma fé edificada pela igreja em Jesus Cristo.  A reflexão colocará em discursão os objetivos, as consequências e os desafios do Concílio Vaticano II no contexto do Ano da Fé, este convocado pelo Papa Bento XVI, com início em 11/10/2012.

 

Maiores informações: TEL.: (27) 3223-1829 // FAX: (27) 3322- 6795



Semana Teologica

http://www.aves.org.br/noticias,1,4434,xii_semana_teologica.html

veja toda a programação !!!

AVES - Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo

AVES - Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Prelazia de Lábrea

No dia 10 de Agosto, os seminaristas participaram de uma formação sobre a Prelazia de Lábrea (AM), com o Padre Francisco Chagas, da Diocese de Crato (CE), que realiza seu trabalho pastoral na Cidade de Canutama. Ele deu informações sobre a situação da Prelazia, no contexto sócio-econômico, fazendo uma relação com o trabalho missionário e religioso.

Pastoral Carcerária

Seminaristas participam de tarde de formação sobre a Pastoral Carcerária, realizada pelo Padre Xavier, da Paróquia São José Operário, Carapina. Foram apresentados os fundamentos da pastoral e o seu trabalho na Arquidiocese de Vitória.

Encontro das Famílias

No último sábado do mês de Agosto, dia 25, aconteceu o Encontro das Famílias. Com muita alegria, recebemos nossos parentes e alguns amigos, em nossa casa, para este importante momento de confraternização. Participamos da Santa Eucaristia e, em seguida, partilhamos o almoço.
Padres Concelebrantes

Familiares

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A Missão dos Catequistas

 Certa vez, ao cair da noite, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio dos apóstolos e com eles conversou. Após breve colóquio enviou-os: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi” (Mt 28,19-20a).
Hoje, entrando em nosso coração, o Senhor faz a mesma proposta. E felizes são aqueles que acolhem o convite do mestre e se colocam à sua disposição.
Assim são os nossos catequistas. Homens e mulheres que depois de ouvirem o apelo de Jesus, entregam-se despojadamente nas mãos do Dono da Vinha. Mas não para uma missão qualquer, mas para fazer com que no coração duro da humanidade, cheio de pedras, às vezes investado de espinhos, se abra para acolher a boa semente do Reino de Deus.
E se naquele tempo os apóstolos enfrentavam as dificuldades de um povo que não enxergava a realeza de um Deus pobre e morto na cruz, mas ressuscitado ao terceiro dia, hoje a tarefa dos apóstolos-catequistas é justamente clarear as vistas da multidão para perceberem que o Deus de Jesus Cristo não está nas drogas, no consumismo, no tanto faz, no comodismo da minha casa, mas no necessitado que pede o pão, no enfermo que morre sozinho nos hospitais, nos presidiários que não conseguem se ressocializar, nas crianças vítimas do aborto, da exploração e da irresponsabilidade de pais que acreditam que deixando a criança crescer, ela mesma depois poderá escolher qual o caminho seguir; se fosse assim, Deus não nos daria pais e já nasceríamos adultos, capazes de fazermos escolhas, não é mesmo?
Os nossos catequistas hoje anunciam que Jesus está, sobretudo na Igreja, nas espécies consagradas de pão e vinho, que muitos há tempo deixaram de adorar. Essa é a missão dos catequistas de hoje: como Maria, apontar onde Jesus está. Ser uma seta que indica o caminho certo a seguir. E se Paulo convencia pela eloqüência das suas falas, os homens e as mulheres de hoje necessitam, sobretudo de testemunho. De exemplos de vida.
Catequistas, a missão que vocês receberam e que acolheram com um sincero sim, não tem um dia para terminar, senão aquele mesmo no qual vocês contemplarão a face de Jesus. E digo porque: todo trabalhador, no dia em que se aposenta, tem o direito de não exercer mais a função que desempenhara antes. E ninguém o pode cobrar por isso. Mas como o teu trabalho, catequista, coincide com a tua vida, enquanto você viver, as pessoas olharam para você como uma luz que indica Jesus, o sol da nossa vida. E se algum dia se perderam na vida, lembrarão de você, alias, daquele para o qual você apontou.
Uma vez catequista, você sempre será catequista. Porque catequizar não é somente preparar um encontro para um grupo; é fazer da própria vida um meio de conduzir outros a Cristo, nosso senhor.
Assim, neste mês que comemoramos a sua doação, dizemos: parabéns e conte conosco. Conte sobretudo com Deus, porque aquele que te chamou, te acompanha e acompanhará em todos os teus caminhos, principalmente quando a tua cruz pesar. E lembre-se: não é preciso fazer grandes coisas para o próximo, é a quantidade de amor que colocamos naquilo que fazemos que torna agradável aos olhos de Deus a nossa oferenda.
Obrigado e Parabéns.
Gudialace Silva de Oliveira
Por ocasião da comemoração do dia dos catequistas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Missa na TV

No dia 05 de agosto o Seminário Nossa Senhora da Penha esteve presenta na Paróquia da Ressureição em Goiabeiras, celebrando a Santa Missa presidida por Padre Adenilson Reitor do seminário.

http://www.facebook.com/pages/Semin%C3%A1rio-Nossa-Senhora-da-Penha/366304640106824?ref=hl

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Missa e Adoração na Paróquia São Camilo

A Paróquia São Camilo de Lelis, localizada em Mata da Praia, está em festa, comemorando o Ano Jubilar. A comemoração dos 15 anos de Instalação da Paróquia começou em Julho do ano passado e encerrará no próximo dia 15 de Julho, dia do Padroeiro.
E foi neste clima de festa que nós, seminaristas, participamos no último dia 05, de uma Missa, a qual faz parte da programação das festividades. A Eucaristia foi presidida pelo Reitor do Seminário, Pe. Adenilson, e concelebrada pelo pároco de Mata Praia, Pe. Carlos Pinto Barbosa.
Após a comunhão aconteceu um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, e finalizamos com a Benção do Santíssimo.
O Seminário Nossa Senhora da Penha agradece a toda a Paróquia São Camilo de Lelis pelo convite a participar deste momento tão importante na vida da comunidade paroquial!

Veja algumas fotos: http://semavesfotos.blogspot.com.br/2012/07/fotos-paroquia-sao-camilo.html

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Retiro dos Catequistas - Par. São José

No domingo, dia 01 de julho, na Solenidade de São Pedro e São Paulo, aconteceu no Seminário Nossa Senhora da Penha o retiro anual dos catequistas da Paróquia São José – Maruípe.
O encontrou contou com mais de 50 pessoas e foi orientado pelas irmãs Geane, Joana e Vera da Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor, da família Paulina, que desempenham seu trabalho pastoral nesta mesma paróquia.
Durante suas falas, Ir. Vera fez questão de ressaltar a importância do primeiro chamado realizado pelo nosso Senhor Jesus Cristo na vida de cada catequista. Naquele chamado está a origem do “ser catequista”.
Depois de meditar sobre as principais vocações presentes na Sagrada Escritura, cada catequista deve a oportunidade de relembrar e reviver o seu grande encontro com Deus terminando por renovar o seu sim diante de Deus e dos irmãos.
 
 
Na missa presidida por Padre Jocemar Zagoto, pároco em Maruípe e vigário episcopal para a Catequese, ele ainda ressaltou que a vocação do catequista é semelhante àquela confiada aos apóstolos: Evangelizar os povos, traindo-os para o imensurável amor de Deus.
Recomendou ainda que cada catequista procure viver intensamente o encontro pessoal com Jesus Cristo, para que quando questionados sobre quem é Jesus, possam afirmar como quem tem autoridade, igual a São Pedro: Ele é o Messias, o Filho do Deus Vivo.
Que Nosso Senhor Jesus Cristo, que escolheu Pedro e Paulo para serem seus fieis colaboradores e pilares da sua Igreja, abençoe e confirme sempre mais na vocação os catequistas da paróquia de São José – Maruípe e os catequistas do mundo inteiro. Amém!
 
Sem. Gudialace Oliveira
 
 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Acompanhe: Corpus Christi (Sem. Ronaldo): http://semavesforma.blogspot.com.br/2012/06/solenidade-de-corpus-christi-e-o.html

Reitor e Seminaristas participam de Novena

O Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, Pe. Adenilson Schimidt presidiu a Santa Eucaristia no quinto dia da Novena em preparação à Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da paróquia de Praia da Costa. A Missa foi celebrada no dia 22/06, na comunidade Matriz, e contou com a presença dos seminaristas. O Pe. Renato Christe, atual pároco, e o Pe. Carlos Magno concelebraram esta Eucaristia.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Festa Junina do Seminário

Aconteceu nesta última sexta-feira, dia 15 de Junho de 2012, a anual Festa Junina do Seminário Nossa Senhora da Penha. O evento ocorreu na quadra do seminário, envolvendo a participação de todos os seminaristas durante a festa. Por volta, das 20 horas,  o clima já era de total descontração e alegria entre os convidados. Um marco e diferencial da festa junina é que uma porcentagem da alimentação consumida provém dos próprios participantes que as trazem, sendo um momento de grande partilha. As guloseimas foram variadas: doces, bolos, salgados, pipoca, etc. Também, houve a tradicional quadrilha, que entre poeira, bandeirolas e fogos, juntou todos no mesmo objetivo: dançar e se divertir. Uma novidade neste ano também foi o bingo de um coelho que ocorreu logo após a quadrilha. Em suma, a festa foi um momento no qual pudemos unir-nos e, festejar com nossos familiares e amigos, reforçando ainda mais nossos laços fraternos de amizade e respeito. Viva São João!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Confira o artigo do Sem. Ronaldo sobre São João Batista: http://semavesforma.blogspot.com.br/2012/06/sao-joao-batista-e-o-ministerio.html

Ordenação Diaconal

No dia 09 de Junho foram ordenados 22 Diáconos Permanentes para a Igreja Particular de Vitória. A Celebração foi presidida por Dom Luiz, na Catedral Metropolitana. Os bispos auxiliares, Dom Wladimir e Dom Sevilha, e aproximadamente 30 sacerdotes concelebraram esta Eucaristia.

Saiba mais sobre a Ordenação Diaconal: http://www.aves.org.br/noticias,1,4211,diaconos_permanentes.html
Confira as fotos: http://www.aves.org.br/galeria/168,ordenacao_diaconos_permanentes.html

terça-feira, 5 de junho de 2012

Acompanhe o artigo do Sem. Ronaldo sobre a Mensagem do Papa Bento XVI em: http://semavesforma.blogspot.com.br/2012/06/mensagem-do-papa-bento-xvi-para-o-dia.html

Encontro dos Amigos do Seminário

No primeiro sábado do mês de Junho, aconteceu o Encontro Anual dos Amigos do Seminário. Aproximadamente cem pessoas se fizeram presentes para celebrar e festejar com os seminaristas. Por volta das 9:00 hs, os primeiros amigos começaram a chegar no Seminário. A programação começou com a Oração do Santo Terço e, em seguida, celebramos a Santa Missa. O presidente da Celebração foi o Pe. Adenilson Schmidt, e com ele concelebraram: Côn. Antônio Rocha, Pe. Júlio César, Pe. Alexandro Firmino e Pe. Werbson Beltrame. Após a homilia, cada um dos padres agradeceu a contribuição dos Amigos do Seminário e ressaltaram a importância que esse grupo teve em suas respectivas formações. Após a Missa, partilhamos o almoço. A programação seguiu com um animado bingo, o qual foi preparado pelos seminaristas.

Além da programação, o Encontro com os Amigos é um momento de convivência muito precioso para os seminaristas, pois é um dia de aproximação e de agradecimento a essas pessoas que, com muito carinho, zelam por nossas vocações.

Aos Amigos e Amigas do Seminário, dirigimos o nosso mais sincero agradecimento por vocês participarem de nossas vidas!!!

Confira as fotos do Encontro: http://semavesfotos.blogspot.com.br/2012/06/amigos-do-seminario.html
Confira o agradecimento dirigido aos Amigos: http://semaves.blogspot.com.br/2012/06/agradecimento-aos-amigos-do-seminario.html
Saiba mais sobre os Amigos do Seminário em: http://www.semaves.blogspot.com.br/p/amigos-do-seminario.html

Agradecimento aos Amigos do Seminário

Queridos Amigos e Amigas do Seminário,

Após alguns dias de preparação, enfim chegou o dia do nosso tão esperado encontro anual! Saibam que estamos muito felizes por recebê-los em nossa casa! Hoje, acolhendo-os em nosso Seminário, queremos agradecê-los pela presença e contribuição em nossas vidas.
Para nós seminaristas, os “Amigos do Seminário” têm importância singular, pois entendemos que são pessoas que, de acordo com suas possibilidades, sentem-se responsáveis e assumem com muito zelo a formação dos futuros sacerdotes da Igreja Particular de Vitória. Por isso, a cada dia, em nossas orações pessoais, na Missa, no terço, nas laudes, nas vésperas e ao nos colocarmos aos pés de Jesus na Adoração, lembramos e rezamos pela vida de cada um de vocês. Desta forma, cremos que fortalecemos esse nosso vínculo de “amizade” tão bonito, cuja base é o próprio Cristo, o Qual nos une.
O Seminário é um local sustentado pela Providência Divina. Ser amigo do Seminário significa então, ser canal da graça do Pai, pois a doação de vocês é, para nós, sinal de que Deus providencia para a nossa formação tudo aquilo que é necessário. O que move um amigo do Seminário não é o simples desejo de contribuição, mas sim o apelo evangélico da partilha. Por isso, podemos afirmar que vocês participam ativamente em nossas vidas e este encontro que vivenciamos hoje é uma singela expressão da partilha que há entre nós.
Não podemos deixar de mencionar o grande carinho que vocês demonstram a nós! Sentimos que vocês são contagiados pelo amor de Deus, e nos consideramos privilegiados por recebermos de vocês a comunicação deste mesmo amor. A relação entre seminaristas e amigos do Seminário pode perfeitamente ser comparada a uma relação familiar: nossos laços são de cuidado! Isso mesmo: sentimo-nos cuidados por vocês e nos sentimos responsáveis por cuidar, com muito carinho, de cada um de vocês!
Amigo e Amiga do Seminário, em meio à alegria desta reunião, hoje, mais uma vez, nós agradecemos a Deus por nos presentear com suas vidas! Agradecemos, também, a vocês, porque a doação e a fidelidade, expressões do compromisso assumido para com esta casa é, para nós seminaristas, testemunho de que a entrega ao Reino de Deus vale a pena. Diz-nos o Eclesiástico (6, 14-15): “Amigo fiel é poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro. Amigo fiel não tem preço, é imponderável o seu valor”.
Neste agradecimento, lembramos daqueles amigos e amigas que hoje não podem participar desta festa por estarem enfermos. Também fazemos memória daqueles que já faleceram: consola-nos saber que maior do que a dor da ausência é podermos lembrá-los com a certeza de que foram homens e mulheres Deus!
Finalizamos dirigindo-lhes as palavras de São Pedro (1Pd, 3, 8-9): “[...] sede todos unânimes, compassivos, cheios de amor fraterno, misericordiosos e humildes de espírito. [...] porque para isto fostes chamados, isto é, para serdes herdeiros da benção!”.  Que Maria, por nós aclamada como Nossa Senhora da Penha, cubra-os sempre com seu manto e ajude-os no seguimento de Seu Filho. E o nosso Deus, o Pai de amor, abençoe sempre as suas vidas!

Obrigado!

Discípulos missionários do seminário para um mundo secularizado e pluricultural à luz do Concílio Vaticano II.


No Ultimo final de semana entre os dias 26 e 27 de Maio, aconteceu em Belo Horizonte, na casa das irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora o segundo Formise (Formação Missionária Para seminaristas) o Encontro que foi direcionado aos seminaristas do regional leste dois da CNBB, que compreende os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
Pe. Savio Missionário Chaveriano como preletor e teve o seguinte tema: Discípulos missionários do seminário para um mundo secularizado e pluricultural à luz do Concílio Vaticano II.
Pe.Savio, tomou como ponto de partida, para explicitar o tema do curso a crescente secularização e o crescimento da diversidade cultural no mundo atual. A partir, dessa perspectiva mostrou que aquele que se coloca como missionário deve antes de tudo, dar um primeiro passo que por sua vez, é indispensável para a missão a auto evangelização. Isso porque quando o missionário se deparar com o mundo atual no qual são crescente aspectos que ofuscam aquilo que é o evangelho, tais como Recusa das diretrizes da igreja na ética, Abandono da prática religiosa, Charlatanismo e exploração do sentimento religioso: a tentativa de enganar o povo no seu sentimento religioso, a Teologia da prosperidade sendo o perigo dessa teologia é colocar Deus na parede e cobrar milagres dele, o que está errado porque Deus é Bom simplesmente por ser bom.
Diante disso tudo, é preciso então segundo Pe. Savio que o missionário seja um evangelizador de si próprio para que, ele possa ser capaz de evangelizar de modo evangélico, simplesmente evangelizar assim como Jesus evangelizou. Em suma o curso mostrou a luz, do decreto para a atividade missionária da Igreja do concílio vaticano II, (Decreto AD Gentes) que diante das necessidades do mundo atual a Igreja deve se colocar em estado permanente de missão o que exige dos missionários uma constante conversão para que assim o evangelho não seja contaminado com os joios que o mundo atual nos apresenta.
Seminarista Ronaldo Rosa De Oliveira

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Acompanhe as formações sobre Maria,
Formação produzida pelo Seminarista leonardo.

http://semavesforma.blogspot.com.br/2012/05/mes-de-maio-mes-de-maria-parte-ii.html

Missa Vocacional em Jardim da Penha

 O seminário realizou uma missa com finalidade vocacional na Paróquia São Francisco de Assis em Jardim da Penha, todos os seminaristas estiveram presentes num momento forte de rezar por vocações. Senhor dá messe nos envie mais operários disposto a doar a vida por seu reino !!!!


Neste mês de maio, mês dedicado à Maria e às mães, a Igreja Particular de Vitória do Espírito Santo ganhou mais dois padres, Altamiro Domingos da Silva e Esteban Suarez Souza, os quais foram ordenados nos últimos dias 05 e 12, pela oração da Igreja e imposição das mãos do nosso Arcebispo Metropolitano, o Exmo. Sr. Dom Luiz Mancilha Vilela, ss.cc. Assim sendo, permita -me tecer um breve comentário acerca do Sacramento da Ordem que, na realidade, é conferido em três graus: diaconato, presbiterado e episcopado.
A Sagrada Ordenação é realizada dentro da Celebração Eucarística Estacional, após a Liturgia da Palavra, precedendo à Liturgia Eucarística. “Pela imposição das mãos do Bispo e pela Prece de Ordenação, é conferido aos candidatos o dom do Espírito Santo para o múnus de Presbíteros” (cf. Ritual de Ordenação de Bispos, Presbíteros e Diáconos, p. 56).
Concelebraram  as ordenações os Exmos. Srs. Bispos auxiliares da Igreja sobredita, Dom Rubens Sevilha e Dom Wladimir Lopes, além da presença de padres, diáconos, seminaristas e outros que, de algum modo, realizaram-se junto aos neopresbíteros, uma vez que o presbiterado é fruto do Sacerdócio de Cristo e, portanto, da Igreja.
Pe. Altamiro exerceu o seu diaconato na Paróquia São Francisco de Assis – Porto de Santana (Cariacica), a qual o acolheu também para ser sua primeira paróquia como padre. Já o Pe. Esteban serviu como diácono na Paróquia São Sebastião em Afonso Cláudio e, brevemente, irá para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Alfredo Chaves) exercer seu ministério presbiteral.
A ordenação desses irmãos é, sem dúvida, um presente que Deus havia reservado para a Igreja local e que, sabiamente, no momento certo, lhe concedeu- a considerar que tanto o Pe. Altamiro quanto o Pe. Esteban, antes de ingressarem no Seminário Arquidiocesano ‘ Nossa Senhora da Penha, experienciaram em cidades distintas outros modos de vida em comunidade (congregação e ordem religiosa) – o que certamente cooperou para o crescimento deles.
Deste modo, faço votos que o ministério recebido pelos padres Altamiro e Esteban seja verdadeiramente fecundo em suas vidas e que a Virgem da Penha, nossa mãe querida, interceda a Jesus Cristo, a fim de que os vocacionados ao serviço ministerial ordenado busquem configurar seus corações ao coração do Pai.

Nossa Senhora da Penha. Rogai por nós. 
Sem. Fernando Antonio Souza

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Formação Acadêmica

Professor Jorge e alunos de teologia.



Na formação  de um Padre além de toda a formação espiritual, humana também são necessárias formações acadêmicas nos cursos de Filosofia e Teologia, os seminaristas da comunidade Filosófica estudam na Faculdade Católica Salesiana, aqui estudam a história da Filosofia, o nascimento do pensamento filosófico, que o ajudam a desenvolver o senso crítico, como também a compreensão do mundo em que vivemos.
Os seminaristas da comunidade teológica estudam no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória, ali é proporcionado o conhecimento das ciências teológicas, como a Sagrada Escritura, a moral, liturgia e tantas outras disciplinas ligadas ao Estudo da revelação.
Os Seminaristas com todos os estudos se preparam para serem bons padres para a Igreja, capacitados para serem pastores das nossas paróquias e comunidades, pois, como nos explicou a Bem aventurado Papa João Paulo II, nós temos duas asas que nos elevam a Deus a Fé e a razão, e também nos ensina Santo Agostinho “Crer para compreender e compreender para crer.”
A fé nos leva a compreender as ciências e as ciências nos ajuda a ter uma fé mais madura, portanto o estudo e a oração faz parte do dia a dia do nosso Seminário Nossa Senhora da Penha.
Rezamos para que Deus nos capacite com sua graça em nossos estudos e para sejamos homens de profunda fé!!!!.


quinta-feira, 17 de maio de 2012


Padre Altamiro


O Seminário Nossa Senhora da Penha, se alegra com as ordenações dos dias 05 e 12 de maio de Padre Altamiro e Padre Esteban, frutos desta casa de formação, o Seminário tem esta finalidade ser uma casa de formação, para tenhamos padres que possam servir a Deus na caridade para com povo de nossas Paróquias e comunidades em comunhão com toda Santa Igreja, rezamos por nossos novos padres, que a Virgem Maria os proteja na missão de cada dia, que eles sejam luz e sal aonde o Senhor os levar !!!!!!!

Dom Luiz e Padre Esteban

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Celebração Eucarística.

Padre Toninho e Seminarista Evandro


A igreja vive da Eucaristia” nos ensinou o Papa João Paulo II,  a vivência da eucaristia nos faz mais preparados para missão, celebrar o mistério pascal  a cada dia nos ajuda a viver a nossa vocação a santidade, vocação primeira de todos os cristãos, nos faz sermos solidários com nossos irmãos mais pobres e necessitados, com a graça de Deus nós aqui no Seminário Nossa Senhora da Penha vivemos a experiência diária com o Mistério Eucarístico, nos alimentando da mesa da Palavra e da mesa do Pão sacramental, assim nos preparando para viver nossa vocação de sermos sinais de Cristo num mundo tão desigual, podemos dizer que em Cristo nosso senhor encontramos o verdadeiro sentido das nossas vidas.

Veja mais fotos:
http://semavesfotos.blogspot.com.br/



Formação.

Acompanhe as formações do Seminário Nossa Senhora da Penha: Formação "Viver a Santidade" Seminarista Ronaldo:
http://semavesforma.blogspot.com.br/

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Santo Terço


Todos dias a oração do terço faz parte da vida dos seminarista da Arquidiocese de Vitória, como espiritualidade e encontro com Deus pelas mãos de Maria.

A oração terço é um verdadeiro encontro com Cristo, através da meditação dos mistérios da fé em união com Nossa Senhora, com Ela aprendemos que a nossa vida na fé se faz em nossa caminhada de ação e oração, e na meditação da cada mistério compreendemos o amor de Deus por nós e por toda a humanidade, unidos a Virgem Maria e por Ela a Jesus Nosso Senhor sejamos servidores do Reino Deus na prática do Amor e da Justiça.


Veja mais fotos:
http://semavesfotos.blogspot.com.br/2012/05/santo-terco.html

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Formação sobre movimentos e novas comunidades



Aconteceu nesta tarde de quarta-feira no Seminário Nossa Senhora da Penha, uma mesa redonda com a participação do Cônego Arnóbio Passos Cruz diretor espiritual da Legião de Maria da Arquidiocese de Vitória, Pe Hiller Stefanon Sezini diretor espiritual  do ECC e da RCC da Arquidiocese de Vitória, e Dóris fundadora da comunidade Epifania.
Cônego Arnóbio sendo diretor espiritual da Legião de Maria na Arquidiocese de Vitória falou sobre a história da Legião de Maria na Arquidiocese, afirmando que a espiritualidade da Legião tem como partida desenvolver a devoção a Nossa Senhora, fundamentada em Jesus Cristo, isto é, encontrar Jesus por Maria.
Pe Hiller discorreu sobre a importância do ECC para os casais, pois, este tem como espiritualidade animar os casais em suas paróquias a partir do sacramento do matrimônio, sacramento que deve ser vivido na relação da familia de cada dia. Também explicou sobre o surgimento da RCC e sua expressão dentro da nossa Arquidiocese.


Já Dóris, fez sua apresentação sobre o surgimento de novas comunidades de vida aqui na Arquidiocese. Dóris da ênfase sobre a presença do Espírito Santo que responde as necessidades dos tempos atuais. Desse modo, contribui para a participação dos leigos na Igreja, assumindo seu batismo, na vivência fraterna, e no anúncio do evangelho de Cristo
Terminamos nossa tarde de espiritualidade com o santo terço e a Celebração Eucaristica, presidida por Cônego Arnobio e co-celebrada por Pe Hiller.

Seminarista Alessandro.

Veja mais fotos:
http://semavesfotos.blogspot.com.br/2012/05/formacao-sobre-movimentos-e-novas.html

sábado, 28 de abril de 2012

Missa com os Visitantes.

Padre Weberson e Padre Luiz Henrique

Todos sábados as 10:30h no Seminário Nossa Senhora da Penha temos a Santa Missa celebrada por um padre de nossa Igreja de Vitória hoje (28/04) presidiu a Eucaristia Padre Luiz Henrique (Paróquia São Pedro - Guarapari) Juntamente esteve conosco Padre Werberson (diretor do propedêutico) com a partipação dos nossos Visitantes da Comunidade Santa Inês da Paróquia Santa Mãe de Deus (Ibes).


Comunidade Santa Inês e Seminaristas.

Ato Penitencial.


Liturgia da Palavra.

Proclamação do Santo Evangelho.


Distribuição da Eucaristia.

Oração para o almoço.


quarta-feira, 25 de abril de 2012



Todas as quartas-feiras acontece no Seminário Nossa Senhora da Penha,  tardes de espiritualidade, com formações e orações para a formação espiritual dos seminaristas, nesta quarta dia 25 de abril, aconteceu uma formação para os seminaristas da teologia sobre o Decreto Presbyterorum Ordinis: sobre o ministério e a vida dos sacerdotes, formação realizada por Padre Ivo Amorim (Diretor Espiritual do Seminário).