terça-feira, 5 de junho de 2012

Agradecimento aos Amigos do Seminário

Queridos Amigos e Amigas do Seminário,

Após alguns dias de preparação, enfim chegou o dia do nosso tão esperado encontro anual! Saibam que estamos muito felizes por recebê-los em nossa casa! Hoje, acolhendo-os em nosso Seminário, queremos agradecê-los pela presença e contribuição em nossas vidas.
Para nós seminaristas, os “Amigos do Seminário” têm importância singular, pois entendemos que são pessoas que, de acordo com suas possibilidades, sentem-se responsáveis e assumem com muito zelo a formação dos futuros sacerdotes da Igreja Particular de Vitória. Por isso, a cada dia, em nossas orações pessoais, na Missa, no terço, nas laudes, nas vésperas e ao nos colocarmos aos pés de Jesus na Adoração, lembramos e rezamos pela vida de cada um de vocês. Desta forma, cremos que fortalecemos esse nosso vínculo de “amizade” tão bonito, cuja base é o próprio Cristo, o Qual nos une.
O Seminário é um local sustentado pela Providência Divina. Ser amigo do Seminário significa então, ser canal da graça do Pai, pois a doação de vocês é, para nós, sinal de que Deus providencia para a nossa formação tudo aquilo que é necessário. O que move um amigo do Seminário não é o simples desejo de contribuição, mas sim o apelo evangélico da partilha. Por isso, podemos afirmar que vocês participam ativamente em nossas vidas e este encontro que vivenciamos hoje é uma singela expressão da partilha que há entre nós.
Não podemos deixar de mencionar o grande carinho que vocês demonstram a nós! Sentimos que vocês são contagiados pelo amor de Deus, e nos consideramos privilegiados por recebermos de vocês a comunicação deste mesmo amor. A relação entre seminaristas e amigos do Seminário pode perfeitamente ser comparada a uma relação familiar: nossos laços são de cuidado! Isso mesmo: sentimo-nos cuidados por vocês e nos sentimos responsáveis por cuidar, com muito carinho, de cada um de vocês!
Amigo e Amiga do Seminário, em meio à alegria desta reunião, hoje, mais uma vez, nós agradecemos a Deus por nos presentear com suas vidas! Agradecemos, também, a vocês, porque a doação e a fidelidade, expressões do compromisso assumido para com esta casa é, para nós seminaristas, testemunho de que a entrega ao Reino de Deus vale a pena. Diz-nos o Eclesiástico (6, 14-15): “Amigo fiel é poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro. Amigo fiel não tem preço, é imponderável o seu valor”.
Neste agradecimento, lembramos daqueles amigos e amigas que hoje não podem participar desta festa por estarem enfermos. Também fazemos memória daqueles que já faleceram: consola-nos saber que maior do que a dor da ausência é podermos lembrá-los com a certeza de que foram homens e mulheres Deus!
Finalizamos dirigindo-lhes as palavras de São Pedro (1Pd, 3, 8-9): “[...] sede todos unânimes, compassivos, cheios de amor fraterno, misericordiosos e humildes de espírito. [...] porque para isto fostes chamados, isto é, para serdes herdeiros da benção!”.  Que Maria, por nós aclamada como Nossa Senhora da Penha, cubra-os sempre com seu manto e ajude-os no seguimento de Seu Filho. E o nosso Deus, o Pai de amor, abençoe sempre as suas vidas!

Obrigado!

Um comentário: