terça-feira, 5 de junho de 2012

Discípulos missionários do seminário para um mundo secularizado e pluricultural à luz do Concílio Vaticano II.


No Ultimo final de semana entre os dias 26 e 27 de Maio, aconteceu em Belo Horizonte, na casa das irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora o segundo Formise (Formação Missionária Para seminaristas) o Encontro que foi direcionado aos seminaristas do regional leste dois da CNBB, que compreende os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
Pe. Savio Missionário Chaveriano como preletor e teve o seguinte tema: Discípulos missionários do seminário para um mundo secularizado e pluricultural à luz do Concílio Vaticano II.
Pe.Savio, tomou como ponto de partida, para explicitar o tema do curso a crescente secularização e o crescimento da diversidade cultural no mundo atual. A partir, dessa perspectiva mostrou que aquele que se coloca como missionário deve antes de tudo, dar um primeiro passo que por sua vez, é indispensável para a missão a auto evangelização. Isso porque quando o missionário se deparar com o mundo atual no qual são crescente aspectos que ofuscam aquilo que é o evangelho, tais como Recusa das diretrizes da igreja na ética, Abandono da prática religiosa, Charlatanismo e exploração do sentimento religioso: a tentativa de enganar o povo no seu sentimento religioso, a Teologia da prosperidade sendo o perigo dessa teologia é colocar Deus na parede e cobrar milagres dele, o que está errado porque Deus é Bom simplesmente por ser bom.
Diante disso tudo, é preciso então segundo Pe. Savio que o missionário seja um evangelizador de si próprio para que, ele possa ser capaz de evangelizar de modo evangélico, simplesmente evangelizar assim como Jesus evangelizou. Em suma o curso mostrou a luz, do decreto para a atividade missionária da Igreja do concílio vaticano II, (Decreto AD Gentes) que diante das necessidades do mundo atual a Igreja deve se colocar em estado permanente de missão o que exige dos missionários uma constante conversão para que assim o evangelho não seja contaminado com os joios que o mundo atual nos apresenta.
Seminarista Ronaldo Rosa De Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário