Hoje, dia 11 de outubro, Missa de abertura do Ano na Arquidiocese de Vitória, na Catedral Metropolitana, às 19h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, dom Luiz Mancilha Vilela. A Igreja celebra a abertura do "Ano da Fé", convocado pelo Papa Bento XVI com a Carta Apostólica Porta Fidei. Escreve o Papa:“desejamos que este Ano suscite, em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança. Será uma ocasião propícia também para intensificar a celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia".
O Ano da Fé que iniciamos é celebrado em toda a Igreja, em comemoração aos 50 anos da convocação do Concílio Vaticano II edos 20 anos de promulgação do Catecismo da Igreja Católica, e será vivenciado até o dia 24de novembro de 2013, na Solenidade de Cristo Rei. Esta convocação tem a missão de suscitar nas dioceses, Paróquias e Comunidades diversas iniciativas de aprofundamento da fé e do testemunho do Discípulo Missionário do Cristo ressuscitado.
Por ocasião da abertura do ano da Fé no Vaticano, na manhã desta quinta-feira, na qual tivemos uma procissão composta por 400 bispos para lembrar a abertura do Concílio Vaticano II,o Papa Bento XVI disse que: “o Ano da fé que estamos inaugurando hoje está ligado coerentemente com todo o caminho da Igreja ao longo dos últimos 50 anos: desde o Concílio, passando pelo Magistério do Servo de Deus Paulo VI, que proclamou um "Ano da Fé", em 1967, até chegar ao o Grande Jubileu do ano 2000, com o qual o Bem-Aventurado João Paulo II propôs novamente a toda a humanidade Jesus Cristo como único Salvador, ontem, hoje e sempre”, e terminou sua homília expressando sua fé e esperança na Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário