terça-feira, 16 de outubro de 2012

A ABERTURA DO ANO DA FÉ NA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA

Hoje, dia 11 de outubro, Missa de abertura do Ano na Arquidiocese de Vitória, na Catedral Metropolitana, às 19h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, dom Luiz Mancilha Vilela. A Igreja celebra a abertura do "Ano da Fé", convocado pelo Papa Bento XVI com a Carta Apostólica Porta Fidei. Escreve o Papa:“desejamos que este Ano suscite, em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança. Será uma ocasião propícia também para intensificar a celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia".


O Ano da Fé que iniciamos é celebrado em toda a Igreja, em comemoração aos 50 anos da convocação do Concílio Vaticano II edos 20 anos de promulgação do Catecismo da Igreja Católica, e será vivenciado até o dia 24de novembro de 2013, na Solenidade de Cristo Rei. Esta convocação tem a missão de suscitar nas dioceses, Paróquias e Comunidades diversas iniciativas de aprofundamento da fé e do testemunho do Discípulo Missionário do Cristo ressuscitado.

Por ocasião da abertura do ano da Fé no Vaticano, na manhã desta quinta-feira, na qual tivemos uma procissão composta por 400 bispos para lembrar a abertura do Concílio Vaticano II,o Papa Bento XVI disse que: “o Ano da fé que estamos inaugurando hoje está ligado coerentemente com todo o caminho da Igreja ao longo dos últimos 50 anos: desde o Concílio, passando pelo Magistério do Servo de Deus Paulo VI, que proclamou um "Ano da Fé", em 1967, até chegar ao o Grande Jubileu do ano 2000, com o qual o Bem-Aventurado João Paulo II propôs novamente a toda a humanidade Jesus Cristo como único Salvador, ontem, hoje e sempre”, e terminou sua homília expressando sua fé e esperança na Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário