quarta-feira, 27 de junho de 2012

Acompanhe: Corpus Christi (Sem. Ronaldo): http://semavesforma.blogspot.com.br/2012/06/solenidade-de-corpus-christi-e-o.html

Reitor e Seminaristas participam de Novena

O Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, Pe. Adenilson Schimidt presidiu a Santa Eucaristia no quinto dia da Novena em preparação à Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da paróquia de Praia da Costa. A Missa foi celebrada no dia 22/06, na comunidade Matriz, e contou com a presença dos seminaristas. O Pe. Renato Christe, atual pároco, e o Pe. Carlos Magno concelebraram esta Eucaristia.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Festa Junina do Seminário

Aconteceu nesta última sexta-feira, dia 15 de Junho de 2012, a anual Festa Junina do Seminário Nossa Senhora da Penha. O evento ocorreu na quadra do seminário, envolvendo a participação de todos os seminaristas durante a festa. Por volta, das 20 horas,  o clima já era de total descontração e alegria entre os convidados. Um marco e diferencial da festa junina é que uma porcentagem da alimentação consumida provém dos próprios participantes que as trazem, sendo um momento de grande partilha. As guloseimas foram variadas: doces, bolos, salgados, pipoca, etc. Também, houve a tradicional quadrilha, que entre poeira, bandeirolas e fogos, juntou todos no mesmo objetivo: dançar e se divertir. Uma novidade neste ano também foi o bingo de um coelho que ocorreu logo após a quadrilha. Em suma, a festa foi um momento no qual pudemos unir-nos e, festejar com nossos familiares e amigos, reforçando ainda mais nossos laços fraternos de amizade e respeito. Viva São João!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Confira o artigo do Sem. Ronaldo sobre São João Batista: http://semavesforma.blogspot.com.br/2012/06/sao-joao-batista-e-o-ministerio.html

Ordenação Diaconal

No dia 09 de Junho foram ordenados 22 Diáconos Permanentes para a Igreja Particular de Vitória. A Celebração foi presidida por Dom Luiz, na Catedral Metropolitana. Os bispos auxiliares, Dom Wladimir e Dom Sevilha, e aproximadamente 30 sacerdotes concelebraram esta Eucaristia.

Saiba mais sobre a Ordenação Diaconal: http://www.aves.org.br/noticias,1,4211,diaconos_permanentes.html
Confira as fotos: http://www.aves.org.br/galeria/168,ordenacao_diaconos_permanentes.html

terça-feira, 5 de junho de 2012

Acompanhe o artigo do Sem. Ronaldo sobre a Mensagem do Papa Bento XVI em: http://semavesforma.blogspot.com.br/2012/06/mensagem-do-papa-bento-xvi-para-o-dia.html

Encontro dos Amigos do Seminário

No primeiro sábado do mês de Junho, aconteceu o Encontro Anual dos Amigos do Seminário. Aproximadamente cem pessoas se fizeram presentes para celebrar e festejar com os seminaristas. Por volta das 9:00 hs, os primeiros amigos começaram a chegar no Seminário. A programação começou com a Oração do Santo Terço e, em seguida, celebramos a Santa Missa. O presidente da Celebração foi o Pe. Adenilson Schmidt, e com ele concelebraram: Côn. Antônio Rocha, Pe. Júlio César, Pe. Alexandro Firmino e Pe. Werbson Beltrame. Após a homilia, cada um dos padres agradeceu a contribuição dos Amigos do Seminário e ressaltaram a importância que esse grupo teve em suas respectivas formações. Após a Missa, partilhamos o almoço. A programação seguiu com um animado bingo, o qual foi preparado pelos seminaristas.

Além da programação, o Encontro com os Amigos é um momento de convivência muito precioso para os seminaristas, pois é um dia de aproximação e de agradecimento a essas pessoas que, com muito carinho, zelam por nossas vocações.

Aos Amigos e Amigas do Seminário, dirigimos o nosso mais sincero agradecimento por vocês participarem de nossas vidas!!!

Confira as fotos do Encontro: http://semavesfotos.blogspot.com.br/2012/06/amigos-do-seminario.html
Confira o agradecimento dirigido aos Amigos: http://semaves.blogspot.com.br/2012/06/agradecimento-aos-amigos-do-seminario.html
Saiba mais sobre os Amigos do Seminário em: http://www.semaves.blogspot.com.br/p/amigos-do-seminario.html

Agradecimento aos Amigos do Seminário

Queridos Amigos e Amigas do Seminário,

Após alguns dias de preparação, enfim chegou o dia do nosso tão esperado encontro anual! Saibam que estamos muito felizes por recebê-los em nossa casa! Hoje, acolhendo-os em nosso Seminário, queremos agradecê-los pela presença e contribuição em nossas vidas.
Para nós seminaristas, os “Amigos do Seminário” têm importância singular, pois entendemos que são pessoas que, de acordo com suas possibilidades, sentem-se responsáveis e assumem com muito zelo a formação dos futuros sacerdotes da Igreja Particular de Vitória. Por isso, a cada dia, em nossas orações pessoais, na Missa, no terço, nas laudes, nas vésperas e ao nos colocarmos aos pés de Jesus na Adoração, lembramos e rezamos pela vida de cada um de vocês. Desta forma, cremos que fortalecemos esse nosso vínculo de “amizade” tão bonito, cuja base é o próprio Cristo, o Qual nos une.
O Seminário é um local sustentado pela Providência Divina. Ser amigo do Seminário significa então, ser canal da graça do Pai, pois a doação de vocês é, para nós, sinal de que Deus providencia para a nossa formação tudo aquilo que é necessário. O que move um amigo do Seminário não é o simples desejo de contribuição, mas sim o apelo evangélico da partilha. Por isso, podemos afirmar que vocês participam ativamente em nossas vidas e este encontro que vivenciamos hoje é uma singela expressão da partilha que há entre nós.
Não podemos deixar de mencionar o grande carinho que vocês demonstram a nós! Sentimos que vocês são contagiados pelo amor de Deus, e nos consideramos privilegiados por recebermos de vocês a comunicação deste mesmo amor. A relação entre seminaristas e amigos do Seminário pode perfeitamente ser comparada a uma relação familiar: nossos laços são de cuidado! Isso mesmo: sentimo-nos cuidados por vocês e nos sentimos responsáveis por cuidar, com muito carinho, de cada um de vocês!
Amigo e Amiga do Seminário, em meio à alegria desta reunião, hoje, mais uma vez, nós agradecemos a Deus por nos presentear com suas vidas! Agradecemos, também, a vocês, porque a doação e a fidelidade, expressões do compromisso assumido para com esta casa é, para nós seminaristas, testemunho de que a entrega ao Reino de Deus vale a pena. Diz-nos o Eclesiástico (6, 14-15): “Amigo fiel é poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro. Amigo fiel não tem preço, é imponderável o seu valor”.
Neste agradecimento, lembramos daqueles amigos e amigas que hoje não podem participar desta festa por estarem enfermos. Também fazemos memória daqueles que já faleceram: consola-nos saber que maior do que a dor da ausência é podermos lembrá-los com a certeza de que foram homens e mulheres Deus!
Finalizamos dirigindo-lhes as palavras de São Pedro (1Pd, 3, 8-9): “[...] sede todos unânimes, compassivos, cheios de amor fraterno, misericordiosos e humildes de espírito. [...] porque para isto fostes chamados, isto é, para serdes herdeiros da benção!”.  Que Maria, por nós aclamada como Nossa Senhora da Penha, cubra-os sempre com seu manto e ajude-os no seguimento de Seu Filho. E o nosso Deus, o Pai de amor, abençoe sempre as suas vidas!

Obrigado!

Discípulos missionários do seminário para um mundo secularizado e pluricultural à luz do Concílio Vaticano II.


No Ultimo final de semana entre os dias 26 e 27 de Maio, aconteceu em Belo Horizonte, na casa das irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora o segundo Formise (Formação Missionária Para seminaristas) o Encontro que foi direcionado aos seminaristas do regional leste dois da CNBB, que compreende os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
Pe. Savio Missionário Chaveriano como preletor e teve o seguinte tema: Discípulos missionários do seminário para um mundo secularizado e pluricultural à luz do Concílio Vaticano II.
Pe.Savio, tomou como ponto de partida, para explicitar o tema do curso a crescente secularização e o crescimento da diversidade cultural no mundo atual. A partir, dessa perspectiva mostrou que aquele que se coloca como missionário deve antes de tudo, dar um primeiro passo que por sua vez, é indispensável para a missão a auto evangelização. Isso porque quando o missionário se deparar com o mundo atual no qual são crescente aspectos que ofuscam aquilo que é o evangelho, tais como Recusa das diretrizes da igreja na ética, Abandono da prática religiosa, Charlatanismo e exploração do sentimento religioso: a tentativa de enganar o povo no seu sentimento religioso, a Teologia da prosperidade sendo o perigo dessa teologia é colocar Deus na parede e cobrar milagres dele, o que está errado porque Deus é Bom simplesmente por ser bom.
Diante disso tudo, é preciso então segundo Pe. Savio que o missionário seja um evangelizador de si próprio para que, ele possa ser capaz de evangelizar de modo evangélico, simplesmente evangelizar assim como Jesus evangelizou. Em suma o curso mostrou a luz, do decreto para a atividade missionária da Igreja do concílio vaticano II, (Decreto AD Gentes) que diante das necessidades do mundo atual a Igreja deve se colocar em estado permanente de missão o que exige dos missionários uma constante conversão para que assim o evangelho não seja contaminado com os joios que o mundo atual nos apresenta.
Seminarista Ronaldo Rosa De Oliveira