quarta-feira, 28 de agosto de 2013

POR OCASIÃO DO DIA DO CATEQUISTA

Como agradecer a você catequista! Agradecer pela dedicação, pelo empenho, pelas vitórias alcançadas por meio do serviço de evangelização que você, membro desse corpo que é a Igreja, realiza de maneira despretensiosa no contexto social da realidade em que nossas crianças e nossos jovens estão inseridos, nem sempre é favorável à missão catequética.
“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16). O chamado de Deus, autor da vida e fonte de onde emana toda vocação, é sempre na liberdade. Ele convida, nós respondemos; seja com gestos ou com palavras, convém que a resposta seja verdadeira expressão de gratidão pelo Amor incondicional que o Senhor realizou a nosso favor. Somos convidados, portanto, a também colher frutos, isto é, pessoas que, à luz da Escritura Sagrada, da Tradição Apostólica e do Magistério da Igreja, persistam na missão consistida marcadamente na difusão da Boa Nova, a qual visa tornar discípulos de Jesus Cristo todos os povos.
“Não cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos” (Gl 6,9). As obras traduzem a máxima dos sentimentos que nos permeiam. Assim, direcionando essas obras para o exercício do bem, seguramente a colheita será abundante e, deste modo, o ainda não do Reino definitivo tende a acontecer para aqueles que, porventura, não mais tem ou nunca se permitiram ter esperança na pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Portanto, ao catequista é confiada a missão de despertar nas crianças, nos jovens, também nos que se outorgam sapientes quanto ao ensinamento evangélico, o sentido autêntico da expressão Amor, sendo, a característica que nós, seres humanos, herdamos de Deus ao nos criar a sua imagem e semelhança (cf. Gn1,26).
Agradeço imensamente a você, catequista; faço votos que a doação do teu serviço seja caminho da santidade para você, se estendendo ainda a teus catequisados.
Parabéns, catequista!
Seminarista Fernando Souza

sexta-feira, 16 de agosto de 2013


ENCONTROS VOCACIONAIS DO SEMINÁRIO NOSSA SENHORA DA PENHA.


Se você sente o chamado a ser padre na Igreja, então é hora de participar dos encontros vocacionais no Seminário Nossa Senhora da Penha. Os encontros são direcionados aos que despertaram para o chamado a ser padre e querem discernir este propósito.
Estes encontros acontecem no Seminário e são acompanhados pelos formadores e pela equipe vocacional do seminário.

Datas dos encontros Vocacionais do Seminário Nossa Senhora da Penha.

  • Dia 18 agosto.
  • Dia 15 de setembro.
  • Dia 20 de outubro.
Horário: 8:00 às 12:00 

Telefone para contato: (27) 3227-8601.

Equipe Vocacional:
Seminarista Abel de Andrade.
Seminarista Fernando Antonio Souza.
Seminarista Alessandro Malaquias.
Seminarista Jones Teixeira.
Seminarista Pedro Henrique Nascimento.

domingo, 4 de agosto de 2013

Ordenação de Diáconos na Catedral de Vitória

Ordenação de Diáconos na Catedral de Vitória
06 de julho de 2013


11 Diáconos Permanentes ordenados na Catedral de Vitória por Dom Luiz Mancilha Vilela, com a presença de Padres, Diáconos, Familiares, amigos e fiéis.

Na homilia, Dom Luiz,  expressou a importância dos  diáconos para a Igreja como  homens de fé  numa prática da  caridade e missionários que servem a Igreja e o povo católico.

“O Diaconato é sacramento da caridade no sentido amplo. Historicamente, as funções dos diáconos têm sido múltiplas, mas todas elas marcadas pelo caráter do serviço eclesial. A Igreja pode ampliar ou restringir o âmbito dessas funções, mas elas conservarão sempre o caráter de sacramento da caridade de Cristo aos pobres e excluídos”. (Diretrizes para o Diaconato Permanente, 46).