terça-feira, 16 de outubro de 2012

A ABERTURA DO ANO DA FÉ NA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA

Hoje, dia 11 de outubro, Missa de abertura do Ano na Arquidiocese de Vitória, na Catedral Metropolitana, às 19h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, dom Luiz Mancilha Vilela. A Igreja celebra a abertura do "Ano da Fé", convocado pelo Papa Bento XVI com a Carta Apostólica Porta Fidei. Escreve o Papa:“desejamos que este Ano suscite, em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança. Será uma ocasião propícia também para intensificar a celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia".


O Ano da Fé que iniciamos é celebrado em toda a Igreja, em comemoração aos 50 anos da convocação do Concílio Vaticano II edos 20 anos de promulgação do Catecismo da Igreja Católica, e será vivenciado até o dia 24de novembro de 2013, na Solenidade de Cristo Rei. Esta convocação tem a missão de suscitar nas dioceses, Paróquias e Comunidades diversas iniciativas de aprofundamento da fé e do testemunho do Discípulo Missionário do Cristo ressuscitado.

Por ocasião da abertura do ano da Fé no Vaticano, na manhã desta quinta-feira, na qual tivemos uma procissão composta por 400 bispos para lembrar a abertura do Concílio Vaticano II,o Papa Bento XVI disse que: “o Ano da fé que estamos inaugurando hoje está ligado coerentemente com todo o caminho da Igreja ao longo dos últimos 50 anos: desde o Concílio, passando pelo Magistério do Servo de Deus Paulo VI, que proclamou um "Ano da Fé", em 1967, até chegar ao o Grande Jubileu do ano 2000, com o qual o Bem-Aventurado João Paulo II propôs novamente a toda a humanidade Jesus Cristo como único Salvador, ontem, hoje e sempre”, e terminou sua homília expressando sua fé e esperança na Igreja.

Festas de São Francisco

No dia 4 de outubro a Igreja fez memória de São Francisco de Assis. Nascido na cidade de Assis, na Itália, entre 1181 e 1182. Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco extraiu todos os proveitos de sua condição social convivendo entre os amigos boêmios. Tentou, como o pai, seguir a profissão de comerciante, mas a tentativa foi em vão. Sonhou então, com as honras militares. Aos vinte anos alistou-se no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonho revelador: Foi convidado a trabalhar para "o Patrão e não para o servo".Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente". Por decorrência dessa festa o Seminário Nossa Senhora da Penha esteve presente nos festejos de duas paróquias que tem por padroeiro esse grande Santo, Francisco de Assis.

Reitor e Seminaristas em Laranjeiras.

No dia 26 de Setembro visitamos a paróquia de Itapuã – Vila Velha, onde fomos acolhidos pela comunidade e pelo Pároco Padre Hiller. A Missa foi presidida pelo Padre Adenilson Antônio (Reitor do seminário), e contou com a participação dos seminaristas, que animaram a celebração e atuaram em toda a liturgia.Ao final da Missa, a comunidade paroquial unida a seu pároco ofereceram um jantar para os seminaristas.


Na semana seguinte, celebramos o dia de São Francisco na paróquia de Laranjeiras – Serra. A comunidade nos recebeu com muita alegria. A Missa também foi presidida pelo Padre Adenilson Antônio, e animada pelos seminaristas que também atuaram em toda a liturgia. No final da Missa a comunidade ofereceu um lanche para os seminaristas.

Missão dos Seminaristas

Nos dias 05 e 06 de outubro nós, seminaristas, participamos da Novena em preparação à Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Paróquia de Cobilândia em Vila Velha.  No primeiro dia, foi celebrada a Missa de Envio. Esta foi presidida pelo padre Velerciano Abreu, e concelebrada pelo padre Werbson Beltrame (Administrador Paroquial). Após a Missa, seguimos para as casas que nos acolheram.
No dia 06 visitamos várias famílias das respectivas comunidades da paróquia. E, ao final do dia, nos reunimos novamente na Matriz para a Missa de Encerramento, a qual foi presidida pelo vice-reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, padre Márcio Ferreira.
Agradecemos ao Pe. Werbson por este convite, e também as todas as famílias que, de alguma forma, nos receberam e se alegraram conosco neste importante momento da vida eclesial da referida paróquia!

Seminaristas recebem Ministérios de Leitorado e Acolitado

 No dia 27 de Setembro desse ano, três seminaristas da Arquidiocese de Vitória foram instituídos aos Ministérios de Leitorado e Acolitado, durante a Celebração Eucarística, realizada no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória.
A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Luiz Mancilha Vilela, e concelebrada pelos padres Adenilson Antônio Schimdt (reitor do Seminário), Márcio Ferreira Souza (vice-reitor), e o padre José Geraldo da paróquia Santa Ana, em Cariacica.
Foram instituídos como Leitores os seminaristas Jacqueson da Silva Pimentel e Pedro Henrique Nascimento, ambos estudantes do segundo ano de Teologia. Já o seminarista Gudialace Silva Oliveira, estudante do quarto ano de Teologia, recebeu o Ministério de Acólito.
Em sua homilia, o Arcebispo ressaltou a importância da cerimônia religiosa para os três seminaristas. “A Igreja precisa de padres santos para santificar o povo de Deus. É o próprio Cristo que nesta noite convida cada um de vocês a se aproximarem do seu altar e proclamar a sua Palavra", disse.
Jacqueson, Gudialace e Pedro Henrique.

Leitorado e Acolitado
O Leitor é instituído para proferir as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. Pode igualmente propor as intenções para a oração universal e, faltando o salmista, proferir o salmo entre as leituras.
O acólito é instituído para o serviço do altar, e auxiliar o sacerdote e o diácono. Compete-lhe principalmente preparar o altar e os vasos sagrados, e, se necessário, distribuir aos fiéis a Eucaristia, da qual é ministro extraordinário.