quinta-feira, 23 de maio de 2013

ROV - RETIRO DE ORIENTAÇÂO DE VIDA


O Rov (Retiro de orientação de vida) vem acontecendo nos últimos três anos na Arquidiocese de Vitória. O encontro é aberto para moças e rapazes que queiram fazer um melhor discernimento de suas vidas.
Diante de um mundo de tantas possibilidades, como o jovem de hoje fazendo parte de todo esse contexto, tem a oportunidade de pensar ou até mesmo ser levado a pensar sobre a sua vocação. A vocação primeira é o chamado a santidade, mas a partir disso, quais as metas que traço em minha vida e que caminhos usar para chegar a tal lugar?
Como citado, muitas são as possibilidades, mas sendo jovens, qual é o meu ideal para a vida? O quero fazer? Onde quero estar? A partir desses e outros questionamentos, os encontros do ROV, são direcionados a partir de tais perspectivas, sempre tendo a pessoa de Jesus Cristo como princípio que nos une num único ideal.
Desse modo, é preciso sempre retirar-se, não do mundo, mas muitas vezes de nós mesmos. Retirar as coisas que nos impedem de ouvir o chamado de Deus. Quantas vezes paramos parar ouvir tantas vozes e não paramos para ouvir a voz de Deus que fala constantemente ao coração de seus filhos.
A partir disso, também é preciso buscar sempre uma orientação para a vocação, ou seja, para a vida. Isso não quer dizer viver preocupado com o futuro, mas pelo contrário, buscar a voz de Deus, deixar essa voz ser o guia vital para que assim, a vida possa ser orientada sempre a partir de Deus.
Basicamente, essas seriam as trajetórias que passam durante toda a existência do ser humano. A busca, o medo, o desejo, enfim, tudo faz parte desse processo de discernimento. Acima de tudo, o primeiro passo é preciso ser dado. É preciso lançar-se nas mãos de Deus, sem medo e com confiança, deixar-se guiar pelos caminhos que Deus vai apresentando ao longo da vida.
(Seminarista Alessandro Chagas)